Menu
TwitterFacebookPinterestGoogle+

samsung gear 360A Samsung apresentou no Mobile World Congress, em Barcelona, os modelos de seus Galaxy S7 e S7 Edge (versão com tela curva). A marca sul-coreana liderou a venda de smartphones em 2015 e quer defender sua hegemonia frente à Apple, ausente nesta feira e cujas vendas do iPhone caíram pela primeira vez na história. Embora o novo produto principal da Samsung tenha pouca diferença em termos de design em relação à linha anterior Galaxy S6, as novidades estão no interior e foram determinadas pelas exigências mais comuns dos clientes: uma câmera superpoderosa, um processador mais rápido para rodar os aplicativos, uma bateria mais durável e uma carcaça à prova d’água e de choque.

Com essas quatro melhorias –simples, mas eficazes– a Samsung renunciou desta vez a reviravoltas revolucionárias ou acréscimos técnicos bizarros que os usuários não pedem e que estão condenados ao repentino esquecimento, como aconteceu com os S4 e S5 (alguém vira as páginas com os olhos quando navega num site?).

A empresa também entendeu que corrigir é coisa de sábios. E o demonstrou restabelecendo nos Galaxy S7 e S7 Edge dois recursos que já estavam no S5 e foram suprimidos, não se sabe por que, no S6. O primeiro é a capacidade de submersão na água, no caso até 1,5 metro de profundidade e durante meia hora (certificação IP68), e resistência à poeira. O segundo é a capacidade de introduzir um cartão microSD, de até 200GB, graças a um duplo slot híbrido no qual também se insere o cartão SIM. Os novo S7 e S7 Edge chegarão ao mercado no dia 11 de março com 32 GB internos e 4 GB de RAM.

publicidade

No que se refere à melhoria da câmara, ela não se baseia desta vez na quantidade de pixels –12 megapixels na traseira e 5 na frontal–, mas na qualidade dos mesmos, 56% maiores, o que permite fazer fotos 95% mais brilhantes. A abertura da câmara também aumentou, atingindo f/1.7 (maior que a do iPhone 6S, cuja abertura máxima é de f/2.2, e que a do Samsung Galaxy S6, f/1.9). Fundamentalmente, com essa característica se consegue fazer fotografias muito melhores em ambientes com pouca luz.

Para coroar “a melhor câmera jamais montada em um celular”, a Samsung incorporou um sistema de focagem automática (Dual Pixel), similar ao de câmeras profissionais da Canon, que permite fazer o foco automático em muito menos tempo. Quatro vezes mais rápido em comparação com o Galaxy S6 em ambientes de baixa luminosidade e duas vezes mais rápido em ambientes com luz normal.

Design muito semelhante

Os novos Galaxy, que estarão disponíveis nas cores branco, preto e dourado, e cujos preços anunciados serão em torno de 700 e 800 euros (cerca de 3.134 e 3.582 reais) para o S7 e o S7 Edge, respectivamente. Em relação ao design, os dois modelos quase não têm diferenças com a da linha anterior, exceto um pequeno aumento da tela. O S7 tem tela de 5,1 polegadas, o Edge S7 de 5,5 polegadas. A tela curva característica do Edge permite uma nova interface dupla (até agora era simples) para acomodar os ícones da tela através da qual se podem acessar rapidamente os menus de tarefas, aplicativos e contatos. Além disso, a Samsung aderiu aoalways on display (sempre pronto), uma tecnologia que permite ao usuário visualizar a hora, o tempo, o calendário e as notificações mais importantes, mesmo que o celular esteja bloqueado, sem aumentar o consumo da bateria.

publicidade

A bateria também foi aprimorada, chegando a 3.000 miliamperes no caso do Galaxy S7 e a 3.600 miliamperes no S7 Edge Galaxy (o S6 e o S6 Edge dispõem de 2.600 e 2.650 miliamperes, respectivamente). De acordo com a Samsung, com essa bateria é possível reproduzir um vídeo em alta definição durante 13 horas seguidas e manter o telefone ligado sem carregar para um uso normal de mais de um dia.

Os sul-coreanos também querem convencer o usuário que o telefone celular pode funcionar como um bom console de jogos, e projetaram o S7 para torná-lo mais atraente para os jogadores, que podem parar o jogo para atender uma chamada e continuá-lo a partir do mesmo do mesmo ponto, gravar-se enquanto joga para compartilhar depois e outras funcionalidades. Para evitar que o celular aqueça, os novos Galaxy, que possuem um processador Exynos 8890 Octacore com 4 núcleos a 2,3 GHz e outros quatro a 1,6 GHz, são dotados de um sistema de refrigeração líquido através de pequenos tubos internos.

Samsung Pay

O S7 é também foi o escolhido para estrear o Samsung Pay, o novo sistema de pagamento por celular que aceita todos os cartões e bancos, que também poderá ser utilizado com outros dispositivos da empresa. A Espanha e o Reino Unido serão os dois primeiros países europeus a usar esse sistema que compete com o Google Pay, o Apple Pay e os sistemas desenvolvidos por operadoras como a Vodafone. A data da entrada em operação do sistema será divulgada em breve.

CADERNOS ESPECIAIS

Relato de uma ex-detenta: "Diziam ao meu filho que eu trabalhava fora"

20 Outubro, 2017

Relato de uma ex-detenta: "Diziam ao meu filho que eu trabalhava fora"

Hannah Isabela Gonçalves da Rocha, 30 anos, foi presa pela primeira vez quando era adolescente. Ela também era mãe de um menino de 1 ano e precisou lidar com a dolorosa separação da família. Hoje, cinco anos ...

LEIA MAIS

'Desafio' com vestido de Aline Riscado gera comentários machistas

14 Outubro, 2017

'Desafio' com vestido de Aline Riscado gera comentários machistas

Um "desafio" com o vestido usado pela modelo Aline Riscado teve repercussão na internet no último fim de semana e trouxe à tona a discussão sobre machismo e relacionamento abusivo. O "teste" é o seguinte: as mulher...

LEIA MAIS

Morar fora: ou você muda ou você volta

20 Agosto, 2017

Morar fora: ou você muda ou você volta

Quando a gente vai morar fora, a gente é de um jeito. Estamos moldados na sociedade em que vivíamos, temos manias e cacoetes que, na vida longe de casa, aos poucos vão mudando. Vão mudando porque se tais manias e cacoetes ...

LEIA MAIS

O sexo flexível dos héteros

18 Agosto, 2017

O sexo flexível dos héteros

Ter relações sexuais esporádicas com pessoas do mesmo gênero, seja um homem ou mulher, não os torna gays ou bissexuais. Para essas pessoas, existe a heteroflexibilidade – e também a homoflexibilidade, um...

LEIA MAIS

Chineses podem comprar a Fiat, afirma agência

15 Agosto, 2017

Chineses podem comprar a Fiat, afirma agência

Fruto da união da Fiat com a Chrysler em 2014, o grupo FCA pode estar com os dias contados. De acordo com matéria divulgada pela agência Automotive News nesta segunda-feira (14), o conglomerado ítalo-americano rejeitou na &...

LEIA MAIS

Notícias de DiviCity

Tecnologia

Seções

Redação

Baladas

REDES SOCIAIS