Menu

Zeos Travelling Agência de Viagens

TwitterFacebookPinterestGoogle+

Banner Zeos Travelling

morte de peixes em divinopolisO período de seca e a poluição podem ter sido a causa das mortes dos peixes às margens do Rio Itapecerica, neste sábado (12), em Divinópolis. A química, que também é representante do comitê da bacia hidrografia do rio, Beatriz Alves Ferreira, disse em entrevista que esses aspectos causam a diminuição da oxigenação para os peixes.

Os animais foram encontrados mortos e a situação gerou preocupação de moradores, que fizeram um ato na manhã do sábado e pediram informações sobre as causas das mortes.

Em entrevista ao MGTV, a química disse que o tempo seco e a proliferação dos aguapés por conta da poluição diminuem o oxigênio do rio e, por isso, podem ter sido os motivos das mortes.

Banner da Zeos Travelling

“Dois fatores podem estar interferindo no caso da mortandade dos peixes que foi observado no sábado. O primeiro é o próprio período de seca, que está diminuindo o volume de água disponível no rio e o segundo é a matéria orgânica que aumenta nesta fase e ocorre principalmente devido à proliferação dos aguapés,” afirmou.

A especialista também cogita a possibilidade de um terceiro motivo. “Pode ser o lançamento de algum efluente de forma maior neste período. Pode ser tanto de uma indústria, de um esgoto domestico ou também vindo do agronegócio,” completou.

A reportagem segue aguardando posicionamento da prefeitura sobre o caso.

Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, a ocorrência será enviada para o Núcleo de Emergências Ambientais (NEA), para que as medidas de investigação sejam tomadas.

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) afirmou, em nota, que não tinha conhecimento sobre a morte dos peixes e que prevê a implantação dos interceptores da Bacia do Rio Itapecerica. Além disso, a previsão para início de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) é em 2018, prazo firmado com a Prefeitura.

Notícias de DiviCity

Tecnologia

Seções

Redação

Baladas

REDES SOCIAIS