A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em parceria com o consórcio TransOeste realizam o projeto Bom Passeio.
A proposta estimula o conhecimento histórico, cultural e a educação patrimonial dos alunos da rede pública municipal.
Vinte e cinco escolas de Divinópolis participam do projeto, com 1,2 mil alunos das turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. Por meio da parceria, um ônibus da TransOeste personalizado para o projeto busca os alunos e faz passeio pelos locais históricos do município e à biblioteca pública Ataliba Lago.
Nesta quinta-feira (22), os alunos da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Teixeira, no bairro Dona Rosa, inauguraram o Bom Passeio, com duas turmas. 42 alunos participaram do passeio que percorreu os pontos turísticos, como o aeroporto, a Maria Fumaça, o Museu, a Catedral do Divino Espírito Santo, a praça do Mercado, a igrejinha do Rosário, Gravatá, Escola de Música, a empresa Trancid e terminaram o passeio na biblioteca pública.
De acordo com a diretora Tatiana Fonseca Silva, o passeio enriquecedor.
“Os alunos ficaram encantados, os olhos brilhavam, eles ficaram motivados e muito curiosos com os pontos turísticos. O passeio os marcou para o resto da vida, foi muito bom”, destacou.
Os alunos são estimulados para a prática do estudo do meio, exercitando a cidadania, atitudes de preservação e sentimento de pertencimento. Com o projeto a Semed promoverá o Concurso Literário “Divinópolis, por um novo olhar”, desenvolvendo a leitura e escrita dos alunos das escolas municipais, por meio do relato de experiência.