Com 66.501 casos confirmados e 4.543 mortes por Covid-19 até esta segunda-feira (27/04), o Brasil deverá ultrapassar a China nos próximos dias. A China tem 88.338 casos confirmados e 4.642 mortes pelo novo coronavírus.
Com uma média de 5.000 novos casos por dia, em aproximadamente quatro dias estaremos ultrapassando o país onde essa pandemia teve início.A triste constatação nos obriga a trazer de volta ao debate se realmente é preponderante a reabertura das cidades ou se deveríamos aguardar até o pico da pandemia passar para abrir o comércio em nossos municípios.
Leia também:
- COVID-19: Estatísticas mostram que relaxar o isolamento social pode ser desastroso
- Sair do isolamento agora é querer voltar a mundo que não existe mais, diz virologista Atila Iamarino
- Só isolamento não é suficiente para derrotar novo coronavírus, diz especialista da OMS
O isolamento social, segundo cientistas, é a medida mais eficaz para combater o crescimento da Covid-19 e infelizmente o índice de pessoas em quarentena vem caindo dia após dia em todo o Brasil. A média semanal caiu em 25 de 27 estados brasileiros e o Distrito Federal se comparado à última semana de março, quando tiveram início os decretos com as regras, e a terceira semana de abril, a última com dados consolidados.
Um estudo estatístico feito por grupo de pesquisa do curso de medicina do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) em parceria com o Comitê de Enfrentamento à COVID-19 em Minas, aponta para o R-0, um coeficiente que indica o número de pessoas que podem ser infectadas a partir de um paciente positivo. O número demonstra que a pandemia está sob controle nos países em que o R-0 fica abaixo de 1. Nesta lista, já estão Suíça, Espanha, Áustria, Itália e Israel. No Brasil, no entanto, o R-0 é 2,6. Com esse número seria necessário aumentar as ações de isolamento social para que haja controle efetivo da doença.