Cadernos Especiais

Investimentos

10 aplicativos e planilhas digitais para organizar suas finanças

Planilha financeira

A crise imposta pelo novo coronavírus agravou o risco de redução da renda e de desemprego para muitos brasileiros, que têm agora um compromisso redobrado em manter suas finanças equilibradas.

E o desafio não é pequeno. Segundo uma pesquisa do instituto Datafolha, 69% dos brasileiros acreditam que vão perder renda nos próximos meses por causa dos efeitos da pandemia. Entre os mais pobres, o percentual é ainda maior: 78% enxergam que o dinheiro irá minguar com a quarentena.

Então, para ajudar as pessoas a tentar manter as contas no azul e driblar o fantasma do endividamento, o CNN Brasil Business listou dez aplicativos e planilhas eletrônicas. São ferramentas que ajudam a organizar os gastos do dia a dia, para melhor planejar e preservar sua saúde financeira.

Mobills

Como funciona: Permite o gerenciamento de diversos cartões de crédito na mesma interface, na qual é possível acompanhar o limite e o valor da fatura, por exemplo. Também possibilita o controle de despesas e receitas, a partir de gráficos e relatórios, além da criação de categorias e planejamento com metas e orçamento

Por que usar? Entre os diferenciais, há a opção de gerenciar despesas por geolocalização, o que permite o usuário saber onde tem gastado mais. Também é possível sincronizar dados da nuvem, que podem ser acessados em quaisquer plataformas. Usado por mais de 3 milhões de pessoas, está disponível nas versões gratuita e paga, para iOS, Android e web.

Organizze

Como funciona: Reúne todos os dados financeiros, como cartão de crédito, poupança e conta corrente, na mesma plataforma. Oferece alertas de contas a pagar e a receber e a possibilidade de criação de metas de gastos mensais. Dispõe de relatórios de fácil leitura e a criação de etiquetas, ou tags, para os lançamentos.

Por que usar? Ideal para quem está focado em panejamento e precisa identificar, com precisão, o destino dos gastos. Permite o uso offline e oferece a opção de não incorporar dados bancários. Usado por mais de 2 milhões de pessoas, também está disponível em versões gratuita e paga, para Android e iOS.

Guia Bolso

Como funciona: Sincroniza todas as despesas de forma automática, incorporando dados bancários, após o consentimento do usuário. Também cria, de forma automática, categorias de gastos, e dispõe de alertas, que apontam possíveis exageros, para evitar que a situação saia do controle.

Por que usar? Poupa esforços de colocar, manualmente, todas as despesas, e oferece serviços adicionais, como empréstimos pessoais a juros mais baixos, cartões e investimentos. Também conta com dicas personalizadas para ajudar a organizar-se em momentos de dificuldade financeira. Disponível para Android e iOS, em versões gratuita e paga.

Fortuno

Como funciona: Permite o lançamento de receitas e despesas a partir da vinculação de contas bancárias e cartões de crédito. Cria um balanço mensal na forma de gráficos e relatórios, e notifica o vencimento de pendências financeiras.

Por que usar? De interface simples e atraente, oferece opções de customização, com diversas cores e categorias de gastos. Também permite que os dados sejam exportados em planilhas, fora do aplicativo. Disponível em versões gratuita e paga, apenas para Android.

Toshl Finance

Como funciona: Permite a integração automática de dados bancários, ou manual de despesas. Também possibilita a importação de ficheiros externos, em formato de Excel, e a criação de gráficos de fluxo mensal, em diferentes formatos, como circulares ou de bolha.

Por que usar? Boa opção para quem quer usa diferentes tipos de moeda, já que tem suporte de cerca de 200 divisas, incluindo 30 criptomoedas. Também permite o armazenamento de fotos de recibos, gastos por geolocalização e orçamentos por categorias. Com mais de 2 milhões de usuários, está disponível nas versões gratuita e paga, para Android e iOS.

Spendee

Como funciona: Possibilita o rastreamento de contas, de forma automática, ou a inclusão de gastos manualmente. Oferece diversos tipos gráficos e infográficos para ilustrar os fluxos mensais e ajudar no planejamento financeiro.

Por que usar? Com design prático e simples, é de fácil navegação para diversos públicos. Oferece a opção de compartilhar carteiras com amigos e o manejo de diversas moedas. Disponível nas versões gratuita e paga, para iOS e Android.

Orçamento fácil

Como funciona: Permite o gerenciamento de despesas e rendas diárias, a partir de categorias, o acompanhamento de contas e cartões de crédito, além da criação de gráficos e uso de calendário.

Por que usar? Interface amigável e customizável, indicado para um usuário que não tem familiaridade com controle de gastos, ou que nunca usou um aplicativo financeiro antes. Disponível nas versões gratuita e paga, para iOS e Android.

Jimbo

Como funciona: Desenvolvido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), permite o registro e a categorização de despesas do dia a dia, organizadas por categorias. Também disponibiliza fluxos mensais a partir de gráficos.

Por que usar? Indicado para quem quer evitar contrair dívidas e também se planejar a longo prazo. O aplicativo oferece a opção da criação de sonhos, e o monitoramento para saber como evolui a poupança do usuário para realizar-los. Também fornece dicas e conteúdos sobre edução financeira. Disponível para Android, iOS e Windows.

• PUBLICIDADE | INVESTINDOCOMVC •

B3

Como funciona: A bolsa brasileira oferece uma planilha de controle de gastos e investimentos, organizada em receitas e despesas — fixas, variáveis, extraordinárias e adicionais. Reúne em uma aba o orçamento de todo o ano.

Por que usar? Ideal para organizar melhor investimentos, já que a planilha também prevê o lançamento do dinheiro investido em ações, renda fixa, Tesouro Direto, Previdência, entre outras aplicações. Mais intuitiva que o Excel, é uma opção para quem não tem tanta familiaridade com planilhas.

Idec

Como funciona: O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) disponibiliza uma planilha que permite prever rendimentos para o mês à frente e contabilizar contas parceladas, por meio de funções matemáticas, projeções e gráficos.

Por que usar? Indicada para quem tem familiaridade com o Excel e quer aperfeiçoar o controle das finanças, com mais planejamento. O uso é mediante o preenchimento de uma cadastro no site da instituição.

Minhas economias

Como funciona: Permite o cadastro de receitas, despesas e transferências, além do acesso ao saldo de contas, análise de gráficos, alertas e transações divididas em categorias. Produz relatórios e o acionamento de lembretes para não atrasar contas.

Por que usar? Indicado para quem se preocupa com o futuro, oferece a opção “gerenciador de sonhos”. Entre outros diferenciais, possibilita a compra fundos e investimento e o monitoramento de indicadores financeiros. Gratuito, disponível em desktops e smartphones, para Android e iOS.

• PUBLICIDADE | ZEOS TRAVELLING •

More about: | |

Siga o DiviCity

Pesquisa DiviCity.com

VOCÊ TEM MEDO DO CORONAVÍRUS?
Booking.com
Booking.com

Redes Sociais e Contato

© 2018 DiviCity.com. Todos os direitos reservados.Desenvolvido pela Iniciativa Comunicação Iniciativa

Search