Cadernos Especiais

Investimentos

O risco do trade

Bolsa de Valores

Ontem, novamente, vimos a bolsa subir mais de 4 por cento, os juros caírem 30 pontos base e o real valorizar 1,5 por cento.

Aprenda a investir na Bolsa de ValoresDesta vez, ao contrário do último movimento positivo, o motivo foi concentrado no Brasil, derivado do alívio do mercado ao ver o fatídico vídeo da reunião ministerial na qual, segundo Sérgio Moro, Bolsonaro teria pressionado por intervenção na PF. O vídeo acabou, pela avaliação do mercado, não sendo tudo isso e pouco ajudando a narrativa do ex-Ministro.

Com isso o mercado respirou aliviado, moderando o risco de Impeachment e levando a bolsa para cima dos 85 mil pontos.

Leia também: Ainda é um bom momento para investir na bolsa?

Agora, do topo de janeiro até hoje, acumulamos uma queda na bolsa de 28 por cento, e não mais do que 46 por cento do fundo.

Agora vai?

Agora a bolsa só vai subir? Resolvemos nossos problemas? Sinal verde?

Não! Calma!

Ainda podemos ter oscilações, ainda podemos ver a bolsa de valores cair novamente, ainda seguimos com muitos riscos pela frente.

É impressionante o número de pessoas que me perguntam:

"Marília, você não acha que a bolsa pode cair mais antes de subir? Não acha que vale a pena eu zerar para depois comprar mais barato?"

Market Timing

Você já deve ter lido a gente escrever essa frase por aqui: "não tente fazer market timing!".

Mas o que é marketing timing?

Market timing é querer acertar exatamente o momento em que o ativo vai performar. Comprar exatamente no momento que ele vai subir. O famoso "comprar na mínima" ou "vender na máxima".

Seria, neste caso, querer comprar a bolsa exatamente no momento da virada.

Isso seria maravilhoso para o seu patrimônio, te geraria muito mais dinheiro, otimizaria a sua tomada de risco.

Então por que não fazer

A resposta é: porque é impossível!

Os melhores gestores profissionais do MUNDO não conseguem acertar exatamente o momento da virada. Os melhores modelos quantitativos não conseguem acertar exatamente o momento da virada.

Mas você, pessoa física, quer acertar este exato momento?

Ele depende de fluxo, de milhares e milhares de tipos de investidores diferentes pararem de zerar suas posições. É muito difícil saber quando esses movimentos vão acabar.

E tentar fazer market timing vai te expor a um risco gigante de não ter a posição que você quer ter, quando ela se valorizar.

O melhor que você pode fazer é o seguinte (e nesta ordem):

Primeiro: decidir se você quer ou não ter aquela posição, baseada nos fundamentos.

No caso de ações, é entender se você acha que tem, ou não, condições para as empresas se valorizarem no médio prazo. Não hoje, não mês que vem, mas ao longo dos próximos 3 a 5 anos.

Segundo: uma vez decidido ter a posição, ir montando ela sempre respeitando o seu nível de aversão ao risco, sabendo que elas podem cair no curto prazo antes de subir, e que tudo bem se isso acontecer.

Ou seja, não tentar acertar o exato momento da alta, mas compreender que no médio prazo, se você acertar o fundamento, vai ganhar dinheiro com isso.

Terceiro: depois da sua posição se valorizar, decidir o melhor momento para sair dela baseado também no fundamento. Não no preço.

Não é porque a bolsa se valorizou 20 ou 30 por cento que você precisa zerar suas posições. O fundamento pode ter melhorado também, fazendo com que as perspectivas para o futuro sigam muito positivas. Se você zerar apenas por preço, pode correr o risco de ver a bolsa subir 100 por cento e não participar do movimento.

Da mesma forma, é possível que, por fundamento, você zere sua posição antes do preço chegar no pico. E tudo bem! Você não tem que se martirizar por isso. Pense igual aos grandes gestores: se você acertar 60 por cento do movimento, está ótimo.

Manter uma ação muito cara no portfólio só para acertar exatamente o pico acaba te expondo a um risco completamente desnecessário. E pode fazer com que você acabe perdendo tudo o que ganhou.

• PUBLICIDADE | INVESTINDOCOMVC •

O maior erro que você pode cometer

Tentar acertar o market timing pode fazer com que você, simplesmente, perca o movimento.

Veja o atual momento, por exemplo.

Vários investidores queriam ter ações, mas temiam novas quedas.

Nesse movimento de aguardar o melhor momento, a bolsa foi subindo, subindo, e com isso, já estamos com as ações valorizadas a 34 por cento de alta do ponto mínimo. Algumas ações, inclusive, já zeraram completamente a queda.

Comprar bolsa depois de uma alta dessas dá aquele gosto amargo na boca. Dá medo de comprar e estar sujeito às novas quedas em patamares maiores. Dá a impressão que você já está comprando a um preço caro. Você acaba perdendo um benefício enorme de comprar com uma boa margem de segurança.

E o pior: muitas vezes você acaba não comprando mais e perdendo todo o movimento.

Tem dois mantras que eu guardo comigo, que vem da época em que eu trabalhava em gestoras, que gostaria de passar para vocês:

  • É melhor perder dinheiro com a queda de um ativo que você acreditava muito e queria muito ter, do que ter que ver ele subindo e, simplesmente, não ter a posição.

Havia muita gozação na mesa de operações, direcionada aos estagiários ou gestores juniores que estavam a todo momento falando o que achavam que ia acontecer, mas nunca ganhavam dinheiro com isso. Era o famoso "engenheiro de obra feita". Eu não disse que a bolsa ia subir? — diziam eles, sem ter ganhado 1 centavo com isso, e sem ter se exposto em absolutamente nenhum risco.

Se você acha bom ter uma posição, tenha! Não corra o risco de ver ela se valorizar e dar certo, sem que você esteja posicionado. Não seja o cara que diz "eu falei" e não ganha nada com isso.

Perder dinheiro e errar uma operação, faz parte do jogo! Nem um gestor sênior, nem você, irão acertar todas. O jogo é acertar mais do que errar, e quando acertar, ganhar mais do que a perda de quando errar. É isso.

A pior perda é aquela baseada na convicção dos outros.

Eu odeio, simplesmente odeio, perder dinheiro por apostar em uma tese errada que outra pessoa me falou para apostar. Prefiro perder dinheiro com a minha cabeça, com as minhas convicções.

Nunca vi tantas pessoas me contando que perderam dinheiro este ano porque um amigo mandou investir todo o dinheiro na bolsa. Nunca faça isso.

Estude o fundamento e entenda por que você está comprando aquela ação. Não se rebaixe a ter que pôr a culpa de uma perda no outro.

Se você tem convicção, é mais fácil conseguir ver o preço da ação cair e conseguir segurar a posição, pois você sabe que ela tem valor no médio prazo.

• PUBLICIDADE MAGALU •

 

Siga o DiviCity

Pesquisa DiviCity.com

VOCÊ TEM MEDO DO CORONAVÍRUS?
Booking.com
Booking.com

Redes Sociais e Contato

© 2018 DiviCity.com. Todos os direitos reservados.Desenvolvido pela Iniciativa Comunicação Iniciativa

Search