É cada dia maior o número de brasileiros em busca de informações e conhecimentos sobre a educação financeira. Com o alento de que o pior momento passou e também que tempos melhores estão por vir, os brasileiros têm recorrido a sites, blogs e vídeos para aprender a lidar melhor com o dinheiro e evitar crises futuras.
Segundo os dados da última pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mais da metade das famílias brasileiras estão endividadas, mas é crescente o otimismo com a economia do país. Nessa onda de otimismo muitos brasileiros querem aprender a gerenciar, economizar e aplicar sobras dos salários.
Para atender a essa demanda têm surgido cada vez mais sites e canais no Youtube onde pessoas comuns contam as suas experiências e profissionais do mercado financeiro ensinam como poupar e aplicar o dinheiro com o intuito de proteger o patrimônio, obter ganhos reais e até mesmo para garantir uma melhor aposentadoria. No Youtube canais como O Primo Rico, Dinheiro com Você do mineiro William Ribeiro, Papo de Bolsa, EconoMirna e Jovens de Negócio têm conteúdo quase diário sobre o assunto e sites como o Me Poupe da Nathália Arcure faz tanto sucesso que já ganhou um programa semanal na Bandeirantes.
Não há como negar que o brasileiro pretende -por conta própria- mudar o rumo da gestão do seu dinheiro e passar a evitar as intempéries causadas pelas trocas de governos e linhas de conduta para a economia brasileira. No futuro próximo isso irá mudar a relação entre o povo e os grandes bancos, pois com a conta bancária no azul teremos mais poder e menos sucumbência as regras impostas pelo mercado financeiro.
Pessoas que nunca investiram ou que vieram de épocas em que investir se restringia a deixar o dinheiro na caderneta de poupança, também estão aprendendo a lidar com esse novo momento e estão até ensinando a outras pessoas como tirar proveito dessa onda. É o caso, por exemplo, do site www.investindo.com.vc onde o autor mostra como aprendeu a investir em ações na Bolsa de Valores aos quase cinquenta anos de idade.
Confesso que a falta de interesse se dava pelo pouco acesso que eu -enquanto pequeno investidor- tinha a corretoras, informações qualificadas e até mesmo a plataformas de investimento. Felizmente o mercado mudou muito nos últimos anos, novas corretoras, as fintechs e o acesso democratizado a home brokers como o do Banco Inter, abriu um universo de novas possibilidades que me atraiu para o mercado de renda variável e onde descobri que é possível criar um futuro financeiro promissor, mesmo aos 50 anos.
Depoimento retirado do site www.investindo.com.vc/quem-sou
O Brasil precisa mudar e nós brasileiros precisamos aprender a lidar com o dinheiro de forma consciente e equilibrada pois só assim faremos com que as crises sejam coisa do passado. Esse novo momento promete fazer uma grande revolução no Brasil e é importante que cada vez mais brasileiros se envolvam.