DiviCity

Economia

Seu auxílio emergencial está demorando para sair? Saiba quanto tempo demora a análise do pedido

Coronavoucher Governo Federal

A maior reclamação de quem solicitou o auxílio emergencial de R$ 600 é a demora para análise do pedido. Na maioria dos casos, a consulta ao requerimento informa que o pedido está em análise, o que causa frustração para quem precisa desse dinheiro com urgência.

A Dataprev, responsável pela análise dos pedidos, divulgou o cronograma de liberação das respostas. Primeiro, é preciso entender que o benefício só pode ser pago a quem se enquadrar nas regras do auxílio.

Quem tem direito ao auxílio emergencial? Desempregados, MEIs (microempreendedores individuais), trabalhadores informais ou autônomos. Aposentados, beneficiários do INSS, servidores públicos e pessoas com carteira assinada não têm direito ao benefício. Só depois de checar se a pessoa está apta ao recebimento é que o benefício é liberado.

Leia também:

Por que demora tanto para os pedidos serem analisados? Primeiro, porque são muitos requerimentos. Mais de 42 milhões de pessoas se cadastraram para receber o benefício até as 16h desta segunda-feira. Em segundo lugar, alguns dados dos solicitantes que são necessários para a liberação do auxílio não estão nos cadastros do governo.

Quem teve o benefício liberado mais facilmente? Inscritos no Bolsa Família e no CadÚnico até 20 de março tiveram o pedido analisado rapidamente, pois seus dados já estavam na base do Dataprev. Outras pessoas, principalmente os MEIs, autônomos e informais, precisam de uma análise mais detalhada da solicitação.

Qual vai ser o cronograma da liberação das análises? Veja abaixo envio dos dados analisados pela Dataprev para a Caixa das solicitações feitas entre 7 e 10 de abril (23,1 milhões de requerimentos):

  • Dia 15 de abril: dados de 9,1 milhões de pessoas
  • Dia 19 de abril: dados de 4,1 milhões de pessoas
  • Dia 21 de abril: dados de 9,9 milhões de pessoas

E como fica a devolução da análise dos outros milhares de pedidos? A Dataprev disse que recebeu o segundo lote de solicitações no sábado (dia 18). Constam desse lote os cadastros concluídos entre os dias 11 e 17 de abril. Veja previsão de devolução desses pedidos para a Caixa:

  • Primeiro lote: até quarta-feira (22)
  • Segundo lote: na noite da sexta-feira (24)

Depois que a Caixa recebe esses dados, quando o dinheiro sai? A Caixa informa que esse prazo pode levar três dias úteis.

E se meu pedido for rejeitado e eu discordar disso? As inscritas no Cadastro Único que não se enquadrem nos critérios da lei e discordem da análise podem apresentar novo pedido por meio do aplicativo e portal da Caixa.

• PUBLICIDADE | AFILIO •

More about: | |

Siga o DiviCity

ASSINA NOSSAS NOTÍCIAS

Receba diariamente as notícias de DiviCity por e-mail

Pesquisa DiviCity.com

VOCÊ TEM MEDO DO CORONAVÍRUS?
Booking.com
Booking.com
Banner DiviCity.com
Portugal.Com.Vc tudo para quem quer morar em Portugal

Redes Sociais e Contato

© 2018 DiviCity.com. Todos os direitos reservados.Desenvolvido pela Iniciativa Comunicação Iniciativa

Search