Notícias de Divinópolis

Cidade

Divinópolis admite possibilidade de isolamento geral e toque de recolher

Amarildo Souza, secretário saúde de Divinópolis

Com a confirmação da primeira morte por Covid-19 em Divinópolis, a Secretaria Municipal de Saúde (Semua) fez um alerta e cogitou a possibilidade de adotar medidas mais rígidas de isolamento, caso todos os leitos sejam ocupados.

A exemplo da Europa, o município não descarta a aplicação do “lockdown”. A declaração foi dada em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (09).

Na prática, isso significa o fechamento até mesmo dos serviços essenciais, como supermercados, padarias.

“Se chegarmos a um ponto em que todos esses leitos estiverem lotados, seremos obrigados a definir o “lockdown”, o isolamento total da sociedade. Isso é mais agravante que a nossa situação de hoje. Hoje, estamos com o isolamento social horizontal, mas se os nossos leitos estiverem lotados, até serviços essenciais poderão ser fechados. E, também, as pessoas terão o toque de recolher, igual vemos na Europa”, alertou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Janice Soares.

“Não queremos que isso aconteça em Divinópolis. Para isso não acontecer, nós temos que nos isolar agora para que nossos hospitais não fiquem lotados”, afirmou.

O alerta foi principalmente devido ao afrouxamento dos últimos dias por parte da população. Fiscais e a Polícia Militar (PM) precisaram intensificar as ações de vistorias na região central devido ao aumento da aglomeração de pessoas, principalmente nas regiões de bancos.

Leia também:

“Precisamos fazer o isolamento horizontal porque várias pessoas vão precisar ser hospitalizadas, sendo idosas ou não. Isso precisa ficar claro”, enfatizou, destacando que a partir das próximas semanas haverá a aceleração da epidemia.

“Estamos na fase de epidemias localizadas, mas nas próximas semanas vamos entrar na fase de aceleração. Isso vai ficar muito perigoso e vai sobrecarregar os nossos serviços. Vamos ter consciência e ficar em casa”, orientou.

A cidade confirmou até o momento, 19 casos da doença. Dez pessoas estão internadas em estado grave em enfermarias nas unidades hospitalares da cidade. Outras cinco estão com quadro clínico gravíssimo em Centros de Terapia Intensiva (CTI’s). Uma morte foi confirmada, a de uma médica, de 46 anos.

Alerta para as cidades vizinhas

Além dela, uma idosa, de 82 anos, morreu na cidade com o novo coronavírus. Ela era moradora de Nova Serrana.

Sendo Divinópolis referência para 54 municípios, o secretário da pasta, Amarildo de Sousa fez um alerta para os prefeitos das cidades vizinhas. Alguns, como de Nova Serrana, Cláudio e Carmo da Mata flexibilizaram o funcionamento das atividades econômicas esta semana.

“Essas cidades são usuárias do nosso sistema de saúde. Estamos fazendo o esforço dentro da nossa cidade e eu peço a essas cidades irmãs, vizinhas que façam a sua parte, porque vai faltar leitos para os munícipes de Divinópolis e também para os da região”, afirmou.

Atualmente a cidade conta com 222 leitos e terá acréscimo de 70, sendo 40 no Hospital de Campanha instalado no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e outros 30 no Complexo de Saúde São João de Deus. Segundo Sousa, a ocupação está abaixo dos 100%.

“Com o esforço do enfrentamento ao coronavírus Estado de Minas Gerais decidiu pela suspensão dos procedimentos eletivos em uma lógica muito acertada. Estamos realizando cirurgias oncológicas e cardíacas apenas. Devido a isso, nós temos essa possibilidade de vagas. Não fosse isso, já estaríamos com o nosso sistema colapsado”.

Flexibilização do comércio

O secretário reforçou que as atividades econômicas continuam suspensas por tempo indeterminado. A flexibilização deverá começar a ser discutida a partir de segunda-feira (13). O município aguarda também uma posição do governo do Estado.

• CAMPANHA #FIQUEEMCASA •

Siga o DiviCity

ASSINA NOSSAS NOTÍCIAS

Receba diariamente as notícias de DiviCity por e-mail

Pesquisa DiviCity.com

VOCÊ TEM MEDO DO CORONAVÍRUS?
Booking.com
Booking.com
Banner DiviCity.com
Portugal.Com.Vc tudo para quem quer morar em Portugal

Redes Sociais e Contato

© 2018 DiviCity.com. Todos os direitos reservados.Desenvolvido pela Iniciativa Comunicação Iniciativa

Search