Notícias de Divinópolis

Saúde

Comunidades terapêuticas em Divinópolis voltarão a acolher dependentes químicos

Casa Dia em Divinópolis

Comunidades Terapêuticas e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) em Divinópolis voltarão a acolher dependentes químicos a partir da próxima quarta-feira (22).

Ajude a Casa Dia, faça a sua doaçãoO serviço havia sido suspenso em março, para evitar aglomeração de pessoas por causa do coronavírus.

A decisão em retomar os atendimentos foi divulgada nesta sexta-feira (17) pela Prefeitura. Na próxima semana, os agentes da Vigilância Sanitária irão realizar as orientações de como proceder com os novos acolhimentos.

A Diretoria sobre drogas e Direitos Humanos distribuiu máscaras e álcool 70% para o Caps-AD, Casa Dia, Fonte Viva e a Comunidade Católica Sacramento de amor, como medida preventiva para esses que são os órgãos principais que realizam o fluxo de atendimento.

A diretora sobre Drogas e Direitos Humanos e presidente do Conselho Municipal de Drogas, Luciana Capanema, destacou a importância do restabelecimento do serviço.

“Nós agora, mais do que nunca, precisamos acolher os dependentes químicos que querem tratamento. A nossa preocupação é oferecer segurança para essa população que se encontra em uma extrema vulnerabilidade social”, comentou.

Leia também:

Retomada dos atendimentos

Conforme o Executivo, nesta quinta-feira (16) representantes da Secretaria Municipal de Governo (Segov) e do Comitê Gestor da Política Municipal sobre Drogas se reuniram com as comunidades regulamentadas no município para definir como estes serviços seriam restabelecidos em meio a pandemia.

Foram discutidas também as estratégias alternativas para a prevenção de transmissão da Covid-19 para os acolhidos que já estão em tratamento.

Encaminhamentos

Neste primeiro momento, o dependente químico tem que manifestar interesse em ser acolhido em uma das comunidades reguladas pelo município.

Após essa manifestação, ele é encaminhado para o Caps-AD, onde será feita uma avaliação da situação deste paciente. São realizados encaminhamentos para avaliação clínica e psiquiátrica e logo após para as Comunidades Terapêuticas.

Caso a pessoa não possua essa demanda de tratamento, a Estratégia Saúde da Família (ESF) realizará o acompanhamento ambulatorial de acordo com a demanda do usuário.

More about: | |

Siga o DiviCity

ASSINA NOSSAS NOTÍCIAS

Receba diariamente as notícias de DiviCity por e-mail

Pesquisa DiviCity.com

VOCÊ TEM MEDO DO CORONAVÍRUS?
Booking.com
Booking.com
Banner DiviCity.com
Portugal.Com.Vc tudo para quem quer morar em Portugal

Redes Sociais e Contato

© 2018 DiviCity.com. Todos os direitos reservados.Desenvolvido pela Iniciativa Comunicação Iniciativa

Search