“Princesa do Oeste”, “Cidade Divina”... São muitas as expressões que caracterizam Divinópolis, interior de Minas Gerais, primeira parada do Cruzeiro nesta temporada recheada de jogos.
O município será palco do duelo contra o Guarani, marcado para o próximo sábado, 19 de janeiro, às 16h30, no estádio do Farião, pela rodada de estreia do Campeonato Mineiro.
E como novidade para este ano, o Cruzeiro, através de seu site oficial e de suas redes sociais, contará um pouco sobre as histórias das cidades e dos estádios por onde passar durante o torneio estadual com a série “O Maior por Minas”. A primeira você confere hoje!
Polo da Moda
Cidade com maior número de habitantes na região do Centro-Oeste Mineiro, com cerca de 235 mil residentes, Divinópolis foi fundada em 1767 por famílias que viviam próximas aos rios Itapecerica e Pará, sendo denominada na época como “Paragem do Itapecerica”. Essas pessoas ergueram uma capela para os padroeiros Divino Espírito Santo, que daria origem anos depois ao nome do município, e São Francisco de Paula.
Posteriormente, o povoado ganhou as nomenclaturas de “Arraial do Espírito Santo da Itapecerica” e “Espírito Santo”. A localidade só foi considerada como município em 1º de junho de 1912, tendo no mesmo ano finalmente seu nome alterado para “Vila Divinópolis”.
Com a chegada de indústrias nos primeiros anos do século XX, Divinópolis se desenvolveu através de siderúrgicas de aço e ferro. Mas o destaque principal da cidade se deu anos depois, com a alta concentração de empresas do ramo têxtil. Tal característica rendeu ao município o título de “Polo da Moda e Confecção” por meio de uma lei sancionada pelo governo do Estado em 2018.
O Farião
“Waldemar Teixeira de Faria” é o nome oficial, mas todos conhecem o estádio do Guarani como “Farião”. O local que abrigará o duelo entre o time da casa e o Cruzeiro foi erguido em 1949 e significou um marco na história da equipe adversária, que administra o espaço.
Com capacidade hoje de aproximadamente 4.100 torcedores, o Farião já chegou a abrigar 6.600 pessoas em um compromisso oficial. A primeira partida da Raposa no campo aconteceu em 4 de março de 1956, quando o clube celeste venceu o Guarani por 4 a 0 em um amistoso.
Se interessou pela cidade e pelo estádio? Que tal ir ao campo e conferir de perto o confronto entre Guarani e Cruzeiro?
Veja como adquirir seu ingresso aqui: jogo